0
0
0
s2sdefault

 

QUEM SOMOS 

Com 34 anos de existência, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo - Salvamar é vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), e presta um serviço essencial para a cidade de Salvador, que conta com uma expressiva extensão de orla marítima. O órgão conta com 253 funcionários entre os setores administrativo e operacional. No total, são 200 salva-vidas atuando em 35 postos espalhados nos 28 quilômetros que vão desde a Praia de Jardim de Alah até a Praia de Ipitanga, divisa com o município de Lauro de Freitas.  

MISSÃO

Os agentes da Salvamar têm como missão proteger e orientar os banhistas e frequentadores das praias de Salvador. Uma das maiores preocupações é com a combinação álcool e banho de mar. Muitos casos de afogamento acontecem com pessoas que encontram–se sob efeito de bebidas alcoólicas.

 

HISTÓRIA

O serviço de salva-vidas de Salvador a cargo do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia foi criado em 1973. Em janeiro de 1981 foi criada a Coordenadoria de Salvamento Marítimo da Prefeitura de Salvador - Salvamar, vinculada à Secretaria de Serviços Públicos, durante a gestão do então prefeito Mário Kertzs. Ainda de maneira informal a coordenação iniciou a atuação nas praias de Salvador, estando 

Através desta secretaria foi realizada a primeira grande Operação Verão ( Verão 81/82), que contou com o apoio da Coca-Cola, que instalou mirantes por toda a Orla de Salvador, além da aquisição de um vasto acervo de equipamentos e meios de transporte. Em 16 de novembro de 1983 o então Prefeito Sr. Manoel Figueiredo Castro assina o Decreto nº 7000/83, que criava oficialmente o órgão, vinculado à SESP, sob a coordenação do Sr. Marinaldo Moradilho Mello. Em 1982 no segundo mandato de Mário Kertzs, a Salvamar, passa a ser administrada pela Secretaria de Defesa Civil. Em 1984 a Salvamar registra a segunda grande Operação Verão, através da Secretaria de Defesa Civil. 

Em 1986 através do Decreto 7539/86 é extinta a Secretaria de Defesa Civil e a Salvamar passa a pertencer à Secretaria do Meio Ambiente. Em 1992 assume o mandato a prefeita Lídice da Mata. Nesta gestão o órgão passa para a Secretaria de Governo através do Decreto 11255/92. Neste período ocorre a mudança da sede, da Fonte Nova para uma sede provisória em Ondina.

Em 1996 o órgão consegue o 2º lugar no 1º Campeonato Nacional de Salvamento Aquático, acontecido no Rio de Janeiro. Em 1997 no mandato do prefeito Antônio de Souza Imbassay, através da Lei 5245/97, que modifica a estrutura organizacional da PMS, o órgão passa à fazer parte da SESP.

Em Maio de 97 a Salvamar fica em 2º lugar no Campeonato Brasileiro de Salvamento realizado no Rio de Janeiro.

No verão de 97 acontece a 3ª Operação Verão, com o apoio da Kibom Sorvane, possibilitando a instalação de novos mirantes e equipamentos.

Em 1998 na gestão do Sr. Antônio Imbassay, é inaugurada a nova sede da Salvamar, no canteiro central de Patamares.

No ano de 2008, na gestão do Sr. João Henrique Carneiro, a Sede da Salvamar é totalmente refeita e modernizada.

No dia 31 de Agosto de 2008, foi inaugurado o Centro de Treinamento da Salvamar, com a construção de uma piscina semi-olímpica e sala de musculação.

Entre os dias 12 e 16 de Novembro de 2008, a Salvamar se fez presente no 8º Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático e no 7º Simpósio de Salvamento Aquático realizado em Recife-Pernambuco.

No ano de 2010 a cidade de Salvador sediou o Campeonato Brasileiro e Sul Americano de Salvamento Aquático e a Bahia sagrou se campeã, tendo o Rio de Janeiro em segundo lugar. E a Salvamar teve um papel muito importante na conquista desse titulo inédito e na realização desse evento.

Em 2011 a Salvamar conseguiu o titulo inédito de campeã brasileira por equipe do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas. 

Em 2013, já na atual gestão, foi promovido o curso de capacitação e qualificação de BIS (bote de salvamento inflável) e Mergulho a todos os socorristas da Salvamar. 

Em 2014 a Salvamar ficou em quinto lugar no Campeonato Sul Americano que foi sediado no Estado do Espirito Santo. 

Há 30 anos a Salvamar promove no dia 28 de Dezembro, dia dos Salva-vidas, a travessia a nado Rua K - Jaguaribe, travessia aberta ao publico geral. Ao termino da competição os atletas são recepcionados na beira da praia com um café da manhã regado a frutas, carboidratos e sucos. Os participantes também contam com atividades lúdicas como capoeira e samba de roda onde comemoram essa data tão especial para a corporação.  

0
0
0
s2sdefault

Confira as dicas!

CLIQUE AQUI!